€77,00

Plano Pro (Acesso Vitalício) PREÇO SÓ EM FEVEREIRO

Descrição do Curso

Problemas de caligrafia, lentidão na escrita ou pobre organização dos grafismos na folha surgem com frequência e são uma barreira ao melhor desempenho da criança na escola.

Após ter realizado várias edições da formação Terapia Ocupacional em Dificuldades de Escrita, fui construindo uma série de recursos e estratégias que podem ajudar pais, educadores e terapeutas a conhecerem melhor o desenvolvimento da escrita, a anteciparem dificuldades e a encontrar as melhores respostas para ajudarem as suas crianças a escrever melhor!

Em "Como Ajudar o Meu Filho a Escrever" encontrará uma série de recursos desenhados por terapeutas ocupacionais para aplicar diretamente na vida diária.

Este curso online pretende capacitar os pais e educadores/professores a responder às necessidades da criança nos casos de dificuldades de aprendizagem relacionados com problemas de escrita.

Objetivos:

  • Conhecer o desenvolvimento infantil;
  • Identificar as bases necessárias a um bom desempenho na escrita manual;
  • Selecionar e ajustar dicas e estratégias para diferentes problemáicas;
  • Identificar a forma correta de ensinar as letras;
  • Seleccionar formas de desenvolver as capacidades inerentes à escrita com atividades integradas nas rotinas;


NOVO RECURSO: Grelhas de Observação da Escrita


Agora, sempre que fizer login no curso terá também acesso às Grelhas de Observação elaboradas para o complemento na avaliação da escrita manual. Ideais para Terapeutas Ocupacionais, as grelhas podem ser usadas para:

Avaliação: Avaliar o desempenho de uma criança numa tarefa específica. Durante a avaliação inicial com a criança, as grelhas poderão ser pontuadas, como complemento à avaliação, a fim de estabelecer uma pontuação-base. Se a pessoa conseguir uma boa pontuação numa grelha específica, então provavelmente essa área não precisará de ser trabalhada.

Avaliação da Mudança: Registar o desempenho da criança, numa determinada tarefa ao longo do tempo. Uma grelha pode ser pontuada novamente a qualquer momento.

Estimular a Aprendizagem: Explicar a escala de pontuação da grelha à criança. Isto dar-lhe-á o feedback sobre o que se espera dela e permitirá uma autoavaliação.

Estabelecimento de Critérios: Os terapeutas podem optar por definir critérios de entrada e saída para serviços terapêuticos baseados em determinadas pontuações na grelha.

Comunicação com Cuidadores e Equipa: Os terapeutas podem, de forma prática e bastante visual, mostrar aos pais, professores e outros elementos da equipa de intervenção, em que nível de desempenho se encontra (ou encontrava a criança) e a sua avaliação real.

Ajuste de Objetivos: Utilizar uma pontuação da grelha para definir um objetivo quantitativo e mensurável.

 

Avaliações (15)

Temas bastante pertinentes para a prática, com soluções direccionadas para uma das dificuldades que mais interfere no dia a dia das nossas crianças. Com um formato apelativo que facilita o aumento do conhecimento através de conteúdos interessantes debitados e apresentados de forma dinâmica e simples. Boa organização e fácil acesso aos materiais.

por Susana Santos

Ótimo texto, claro , bem explicado, não deixa dúvidas.Gostei do guião das aulas , pois é prático ajuda no rendimento das aulas. Amei o curso! Parabéns pela iniciativa! Grande Abraço! Euzimar Silva

por Euzimar Rosa Silva Nascimento

linguagem bastante acessível e clara.

por Marta Cabrita

Ler mais

Temas bastante pertinentes para a prática, com soluções direccionadas para uma das dificuldades que mais interfere no dia a dia das nossas crianças. Com um formato apelativo que facilita o aumento do conhecimento através de conteúdos interessantes debitados e apresentados de forma dinâmica e simples. Boa organização e fácil acesso aos materiais.

por Susana Santos

Ótimo texto, claro , bem explicado, não deixa dúvidas.Gostei do guião das aulas , pois é prático ajuda no rendimento das aulas. Amei o curso! Parabéns pela iniciativa! Grande Abraço! Euzimar Silva

por Euzimar Rosa Silva Nascimento

linguagem bastante acessível e clara.

por Marta Cabrita

Já tinha feito a formação, mas nunca é demais e este curso online está espetacular, muito organizado e esclarecedor. Um excelente terapeuta ocupacional!!!! Espero que continue a fazer mais cursos online são uma otima forma de aprender ou relembrar,e sendo online é uma vantagem enorme principalmente para quem trabalha ao sabado.

por Filipa Costa

Parabéns Marco pela forma como estruturaste o curso. Obrigada pela partilha de todo o material. Foi e será muito útil na minha intervenção!

por Maria João Fragoso

O curso está muito bem orientado para ajudar as crianças a escreverem da maneira mais fácil e eficaz. Tem estratégias e recursos muito úteis e divertidos.

por Lara Lopes

Gostei muito de fazer esse curso. Achei que o curso estava bem organizado e estruturado. Além disso, o suporte de informação que nos é facultado dá muito jeito para utilizarmos durante a intervenção com as crianças. Muito obrigada e parabéns pelo trabalho :)

por Catarina Garcia

por Elsa Dias

Todo o conteúdo do curso está muito esclarecedor. Gosto particularmente das estratégias e atividades que são dadas como exemplos ao longo dos diversos módulos, dá imenso jeito! Muito prático o facto de termos sempre disponível os vídeos e documentação para quando precisamos. Parabéns!

por Ana Mendes

por Ana Almeida

Achei o curso super prático, com imensos recursos e bastante dinâmico na forma como foi exposto e nos exemplos dados. Linguagem acessível e diapositivos de fácil leitura. Tornava-se bastante interessante a continuidade deste tipo de cursos online nesta valêncial, uma vez que nem sempre é fácil nos deslocarmos às formações. Muitos parabéns por todo o empenho e esforço.

por Lara Grazina

por Ana Isabel Teixeira

Simples, claro, útil, fácil compreensão e perceção.

por Ana Figueiredo

Apresenta uma explicação do desenvolvimento da escrita nas crianças de uma forma que nunca tinha ouvido antes! Muito interessante e com imensas estratégias! Recomendo!!

por Ana G.

por Sofia Águas

Marco Leão

Marco Leão

Terapeuta Ocupacional

Marco Leão é Terapeuta Ocupacional, formado pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto. Durante o seu percurso académico iniciou a sua colaboração com a 7Senses, associação portuguesa de Integração Sensorial, da qual é o actual vice-presidente. Em 2011 realizou um estágio nos Estados Unidos da América na Pediatric Therapy Network onde desenvolveu o seu interesse e aprofundou conhecimentos na teoria de integração sensorial. Desde então tem investido na área das Neurociências, contando com uma pós-graduação em Integração Sensorial pela CESPU/7Senses e várias outras formações na área do Autismo, Dificuldades de Aprendizagem, e problemas de Alimentação.

Actualmente é o diretor da 7Senses Clínica onde exerce também funções como terapeuta ocupacional. É formador na área da Terapia Ocupacional pediátrica, Integração Sensorial e na área do Brincar. Exerce também funções de sócio-gerente da Terapia Ocupacional 2.0, uma empresa de educação contínua no campo da Terapia Ocupacional e é coordenador do PlayFirst+, uma iniciativa da 7Senses para a promoção da importância do Brincar. Marco Leão é também expert reviewer  e Country Lead para Portugal do teste Evaluation in Ayres Sensory Integration® – em desenvolvimento.


Qualquer pegunta sobre o curso pode contactar-me por email: camfe@marcoleaoto.pt

Conteúdo do curso

23 Vídeos

2 Textos

6 PDFs

9 Baixar

6.0 hrs

Conteúdo Programático

Bem-vindo!!
03:46

Grelhas de Observação da Escrita